Nos últimos três anos tenho pesquisado sobre fogões a lenha, principalmente sobre métodos construtivos mais tradicionais. E depois de muitos rabiscos e algumas experiências, cheguei ao design de um fogão a lenha eficiente e, por consequência, sem fumaça. Com os mesmos princípios de design pode-se construir um modelo mais compacto com o forno abaixo do nível da chapa, como o das fotos abaixo, ou um modelo maior como os fogões mineiros, com o forno acima do nível da chapa.
Para simplificar e não precisar me referir ao meu fogão pelos seus adjetivos, o batizei simplesmente de Fogão SeteLombas. Ele é uma adaptação dos princípios de design do Rocket Stove aos fogões tradicionais de tijolos. O “fogão foguete”, como também é conhecido, já existe há mais de 20 anos mas ainda é pouco conhecido no Brasil. Comercialmente os fogões a lenha de cozinha continuam a ser fabricados como a mais de cem anos, exceto por dois modelos que encontrei no mercado que já usam uma câmara de combustão mais eficiente. E optei pelos tijolos e peças pretas de ferro fundido pela rusticidade, simplicidade e, é claro, pelas lembranças das reuniões ao seu redor dos fogões de minha infância, que aqueciam as mãos e o coração.
Os problemas: fumaça e consumo elevado de lenha
A fumaça que causa poluição e consequentemente doenças respiratórias é gerada por fogões ineficientes que deixam escapar os gases que poderiam ser queimados, na maioria dos casos, até em forma de fuligem que se acumula no interior dos fogões, chaminés, em cima de telhados e sobre as paredes. Na comunidade Européia e no Canadá já há planos em execução, com datas limites, para controles e restrições do uso de fogões ineficientes. O controle é feito pela quantidade de fumaça que sai pela chaminé.
Nos fogões convencionais a câmara de combustão é horizontal, ou seja compridas e baixas, permitindo que a fumaça seja puxada pela chaminé saindo rapidamente de cima das chamas do fogo, portanto antes de ser queimada. Alguns fogões tradicionais com câmara horizontais são chamados de “sem fumaça” mas apenas porque são bem vedados, não emitindo fumaça dentro de casa, mas que emitem muita fumaça chaminé.
A baixa eficiência dos fogões também acaba por consequência aumentando o consumo de lenha. Quando boa parte do calor gerado é perdido ou mau aproveitado gasta-se mais lenha para compensar as perdas, ou apenas porque favorecem a colocação errônea da lenha dentro da câmara.
Soluções: câmara de combustão Rocket e isolamento térmico
A câmara de combustão Rocket possibilita a queima dos gases liberados na primeira fase da queima da lenha (pirólise). Ela é queimada como combustível economizando lenha, por isso não sai fumaça. E isso é possível por causa da sua câmara de combustão que é vertical. A câmara Rocket deve ter uma altura para as chamas e uma escape mínimo, suficiente para segurar a fumaça sobre a chama para que todo gás gerado seja queimado. Pela chaminé deverão sair apenas os gases não visíveis como o vapor d’água e o dióxido de carbono (matéria-prima para novas árvores). Quanto mais eficiente o fogão, mais calor e menos fumaça.
A porta de entrada da câmara rocket é feita para beneficiar duas ações: a entrada de ar aquecido por baixo da grade, que alimenta o fogo, e dá velocidade ao fluxo de ar no fogão, e entrada de lenha por cima da grade de uma forma que sé as pontas da lenha queimem e de vagar, economizando lenha.
Por último outro aspecto importante que promove a economia de lenha é isolamento bom isolamento térmico, para que toda a energia gerada seja adequadamente aproveitada. O principal isolamento é o da câmara de combustão. O isolamento das demais partes do fogão vai depender dos objetivos do fogão: aquecer água (serpentina), cozinhar, aquecimento do ambiente, etc. E por último o isolamento da chaminé favorece ao bom fluxo do ar, principalmente quando as temperaturas externas são muito baixas.
Para saber mais, leia o artigo 10 princípios de design de fogão a lenha (rocket stove) nos quais me basei para fazer o design desse fogão.
Razões para amar um fogão com câmara de combustão Rocket
- Limpo – nenhuma emissão de fumaça dentro ou fora da casa;
- Econômico – mais de 40% de economia de lenha em relação aos convencionais;
- Poderoso – aquece rápido e alcança altas temperaturas;
- Compacto – cabe em pequenas cozinhas e como parte de móveis planejados;
- Fácil – de construir e operar.